Com base nos números de UTI e enfermarias disponíveis, apenas 10% dos municípios estão aptos e Itajubá está entre eles
Com tendência de estabilização da pandemia no estado, o Governo de Minas Gerais definiu, na quinta-feira, 23, que 86 municípios estarão liberados para reabrir as escolas de ensino básico a partir de 5 de outubro, de acordo com a classificação do programa Minas Consciente. As cidades em questão se encontram atualmente na Onda Verde, assim como Itajubá, que são consideradas com segurança na flexibilização das atividades.
Esse é o primeiro movimento para a volta gradual às aulas presenciais no estado, seguindo rígidas regras e protocolos sanitários. Mas, de acordo com a secretária municipal de Educação de Itajubá, Mariângela Alves, por enquanto, as aulas presenciais não serão retomadas no município. A decisão virá nas próximas semanas, após reuniões do Comitê de Avaliação quanto aos Protocolos de Segurança. "A rede pública de educação de Itajubá vai realizar algumas medidas antes dessa retomada, como: questionar os pais e responsáveis; realizar reuniões; aguardar a chegada de equipamentos de proteção individual e também aguardar normativas oficiais da Secretaria de Estado da Educação, porque as aulas presenciais não serão obrigatórias", declarou ela ao Itajubá Notícias.
Mariângela lembra que as deliberações do Conselho Estadual de Educação e o pronunciamento do governador Zema, transferem a autoridade para os prefeitos. Porém, tudo será decidido em reunião entre Prefeitura, Conselho Municipal de Educação, Comitê de Avaliação e representantes da rede privada. "Haverá também uma reunião com as 28 unidades escolares privadas do município, para ouvi-los", informa a secretária. De acordo com ela, cidades integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Alto do Sapucaí (Cismas) também se reunirão para decidir as ações em conjunto.
A reportagem do IN fez contato telefônico (e via e-mail) com a Superintendência Regional de Ensino de Itajubá para saber sobre as aulas presenciais na rede estadual. Estamos aguardando o retorno. Mas, de acordo com a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, no caso das 3,6 mil escolas estaduais, a volta das atividades presenciais dos alunos do 3º ano do ensino médio está prevista para o próximo dia 19 de outubro. Antes disso, professores e diretores serão convocados para o planejamento do retorno.
De acordo com o governo do estado, apenas 10% dos municípios estão aptos a retomar o ano letivo com base nos números de UTI e enfermarias disponíveis, que é o caso de Itajubá.
Decisões estaduais
O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, explicou que as definições foram baseadas em estudos técnicos e epidemiológicos do Comitê Extraordinário Covid-19, levando em conta a controlada taxa de ocupação dos leitos, índices estáveis de transmissão e contágio, além do controle de surtos e a tendência geral de queda de casos e óbitos diários da Covid-19.
“Temos alguns pontos em comum com os países que tiveram avaliação satisfatória para abrir as escolas. Primeiro, eles estavam em curva de contágio estável e decrescente, como estamos em Minas. Depois, a adoção de medidas sanitárias de distanciamento, o que orientamos desde o início da pandemia e a cada dia aprimoramos mais. E o monitoramento constante, que é a característica do Minas Consciente, o que fazemos há cerca de cinco meses”, disse o secretário.
Diferentes grupos
Na prática, os cursos de educação superior, graduação e pós-graduação, estarão aptos a retornar às atividades presenciais nas regiões inseridas na Onda Amarela do plano Minas Consciente.
Já a educação básica, que são a educação infantil e os ensinos fundamental e médio, poderão retornar presencialmente apenas nas regiões incluídas na Onda Verde do Minas Consciente. Onde os municípios não autorizarem a reabertura, ela não ocorrerá. O poder municipal é a palavra final em cada cidade.
O protocolo de saúde será único e aplicado a todas as escolas.
Frequência
Nas escolas estaduais não haverá falta ou perda do dia letivo para os alunos que não comparecerem às aulas presenciais, pois será mantido o regime de estudo não presencial, que é integrado pelas teleaulas, pelo aplicativo Conexão Escola e pelo Plano de Estudo Tutorado (PET). Como ressalva, pessoas com mais de 60 anos e com comorbidades serão dispensadas das atividades presenciais.
Foto: Site da Prefeitura de Itajubá
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061