O Ministério da Educação (MEC) determinou a volta às aulas presenciais nas universidades e institutos federais de ensino a partir de 4 de janeiro de 2021. As aulas presenciais estavam suspensas desde março, devido à pandemia do novo coronavírus.
A portaria foi publicada nesta quarta-feira (2), no "Diário Oficial da União". O texto revoga a permissão de que as aulas on-line poderiam contar como dias letivos, o que estava permitido até dezembro de 2020.
A portaria desta terça condiciona o retorno aos protocolos de biossegurança e prevê uso de ferramentas de tecnologia para complementar eventuais conteúdos que foram perdidos na pandemia.
O MEC definiu que é responsabilidade das instituições de ensino fornecer disponibilizar recursos para os alunos acompanharem as atividades.
As universidades e institutos federais têm autonomia para fazerem seus próprios calendários e reorganizarem seus currículos.
Unifei
As aulas presenciais na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) devem retornar no dia 26 de abril de 2021, segundo informações do departamento de Comunicação da universidade transmitida ao Itajubá Notícias. “O calendário da Unifei continua o mesmo, início das aulas em 26 de abril. Essa determinação do MEC diz que deve ser presencial se as autoridades locais assim permitirem. O que pode mudar é o calendário das reposições de laboratórios, que começam de janeiro. Muitos laboratórios não puderam ser ofertados esse ano e terão reposição em janeiro, fevereiro e março. Essa determinação do MEC permite que sejam presenciais”, explica o responsável, professor Cléber Gonçalves.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061