O Corpo de Bombeiros de Itajubá foi acionado na noite de terça-feira, dia 12, para atender um desabamento de um muro no bairro Vila Isabel, próximo ao número 157, da Rua Antônio Pereira Macedo, provocado pelas fortes chuvas. "Onde esse muro caiu e abalou a estrutura da residência. A proprietária foi removida para casa de sua filha sem qualquer ferimento e a Defesa Civil compareceu ao local", diz o órgão.
No bairro Anhumas houve um alagamento na Rua Alexandre Alves Fernandes, porém sem risco de desabamento de imóvel. "Houve também solicitação de uma queda de árvore na Serra dos Toledos na via e estava impedido o tráfego de pessoas e veículos", informaram.
Fotos e vídeos feitos no bairro Vila Isabel mostram árvores caída e carros sendo arrastados pela correnteza.
Trabalho da Prefeitura
Equipes da Prefeitura também estiveram no local logo após o ocorrido para limpeza da área. "Devido ao grande volume de água, houveram alguns pontos de alagamento na Avenida, Medicina e outros bairros, além de queda de barreira na Rodovia Itajubá-Maria da Fé, próximo ao Clube Itajubense. Equipes da Prefeitura agiram imediatamente, deslocando homens e máquinas para realizar as avaliações e interdições necessárias", diz a nota da Prefeitura.
O local mais afetado foi o bairro Vila Isabel. Uma “cabeça d’água” atingiu a Rua Antônio Pereira Macedo, conhecida como “Rua da Grota”. A força da água levou lama, galhos e troncos de árvores para as ruas, arrastou carros e inundou casas, chegando também aos bairros Boa Vista e Vila Rubens.
Por volta de 20h30, a Prefeitura iniciou uma força tarefa para a limpeza e desobstrução das vias, trabalho este que adentrou a madrugada. Hoje, quarta-feira, a Prefeitura deu início ao trabalho de lavagem das ruas da região e recomposição dos calçamentos danificados. Até o momento, mais de 20 caminhões de entulho foram retirados do local e grande parte das vias já encontram-se lavadas e com bueiros desobstruídos. O trabalho irá continuar até que as áreas estejam totalmente limpas e reparadas.
A Defesa Civil interditou 3 residências no local. Elas deverão ser reavaliadas durante o dia de hoje. Os moradores estão abrigados em casas de parentes. A equipe do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que atende a região também está realizando o levantamento das famílias atingidas e prestando o apoio necessário.
As equipes da Prefeitura também trabalham para desinterditar o acesso dos moradores do bairro Jerivá e adjacências.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061