A partir desta quinta-feira (28) um novo protocolo do Programa Minas Consciente permite o funcionamento de atividades em todas as ondas, mas com regras mais rígidas.
Com a nova versão, o comércio e os eventos, por exemplo, estão liberados mesmo que a cidade esteja na onda vermelha, mas terão que seguir algumas regras.
Atividades essenciais como padarias, bancos, farmácias e supermercados também terão de seguir restrições.
Em eventos, a limitação de pessoas será de 30 na onda vermelha, 100 na onda amarela e 250 na onda verde. Nas ondas vermelha e amarela, o protocolo é mais restritivo, envolvendo o controle de fluxo na entrada dos estabelecimentos, o limite de uma pessoa por atendente no comércio não essencial, a proibição de autoatendimento para reduzir o contágio dentro dos estabelecimentos, a medição de temperatura na entrada e o estímulo aos agendamentos.
Em relação aos hotéis e atrativos culturais e naturais, na onda vermelha é permitido 50% da ocupação; na onda amarela, 75%; e, na onda verde, 100%.
A fiscalização será feita pelos gestores municipais, que poderão contar com o apoio da Polícia Militar e também com a população, por meio de denúncias de descumprimento das regras.
Itajubá está classificada para a Onda Amarela. A reportagem do Itajubá Notícias esteve na Prefeitura para obter informações sobre estas restrições. Segundo o secretário municipal de Saúde, Nilo Baracho, a Prefeitura está analisando e estudando o novo protocolo do Minas Consciente. Nilo disse ao IN que o Executivo publicará uma nota oficial orientando a população sobre as novas regras, que, imediatamente, serão publicadas no site e redes sociais do Itajubá Notícias.
Carnaval
Ao contrário de Itajubá que decretou ponto facultativo, o Estado de Minas não o concedeu aos seus servidores para o período carnavalesco. Portanto, os funcionários da rede estadual trabalharão normalmente na segunda-feira de carnaval.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061