Classificação é feita semanalmente pelo Governo do Estado de Minas Gerais
Itajubá continuará na “onda amarela” do Programa Minas Consciente no período de 20 a 26 de fevereiro. A classificação é definida pelo Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas, que considera, semanalmente, a incidência da doença no município e a sua capacidade de atendimento hospitalar para orientar o funcionamento seguro das atividades econômicas: quanto menor o número de casos e leitos hospitalares ocupados, menor é a restrição ao comércio.
Na “onda amarela” do Minas Consciente, a limitação é de, no máximo, 100 pessoas por evento, a distância linear nos estabelecimentos comerciais é de 1,5 metros e a metragem referência de 4 m² por cliente. Um exemplo: lojas com 50 m² podem permitir a permanência simultânea de até 12 pessoas em seu interior.
Em Itajubá, o comércio que não cumprir as medidas estabelecidas no Minas Consciente fica sujeito às penalidades legais de multa, interdição total da atividade, suspensão e/ou cassação de alvará de localização e funcionamento, de acordo com o Decreto nº 8286/2021.
Sobre o Minas Consciente
A Prefeitura divulga, semanalmente, às quintas-feiras, a classificação de Itajubá segundo os indicadores do Programa Minas Consciente (ondas vermelha, amarela ou verde). Na terceira fase do Minas Consciente, o Governo de Minas promoveu uma modernização do Programa, permitindo que o comércio e os eventos, por exemplo, sejam liberados mesmo que a cidade esteja na onda mais restritiva, bastando seguir algumas regras.
Nas ondas vermelha e amarela, o protocolo é mais restritivo para o comércio, envolvendo o controle de fluxo na entrada dos estabelecimentos, o limite de uma pessoa por atendente no comércio não essencial, a proibição de autoatendimento para reduzir o contágio dentro dos estabelecimentos, a medição de temperatura na entrada e o estímulo aos agendamentos.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061