A reportagem do Itajubá Notícias conversou com a dentista Dra. Cláudia de Souza Sales Dias, da Clínica Itaclinic sobre os procedimentos da harmonização facial. Nesta entrevista, ela conta o que é, quais os métodos de trabalho, uso do botox e ácido hialurônico, principais etapas, número de sessões, quem pode fazer, quanto tempo leva. Confira abaixo em tópicos
O que é a harmonização facial?
“Eu sempre explico para os meus pacientes que a harmonização facial não é só um tratamento específico. Ela é um tratamento que visa o melhor para o seu rosto, a sua melhor forma, a sua melhor fase, independente da sua idade. Pode ser que a harmonização facial seja apenas um botox, se você for um (a) paciente jovem e você precise tratar os primeiros sinais. A harmonização facial pode trabalhar com preenchedores como o ácido hialurônico para reposicionar tecido com a idade um pouco mais avançada, com a pele mais madura. A harmonização facial vai fazer a pessoa encontrar a sua melhor forma com o rosto mais bonito, mais pleno. Então, a harmonização facial não é um tratamento específico. É um conjunto de tratamentos para que a gente chegue onde precise. Não é retardar o envelhecimento, mas envelhecer com um pouco mais de qualidade”.
Qual o melhor botox ou ácido hialurônico?
“Não existe o melhor. Existe o melhor para o seu rosto. Temos várias marcas tanto de botox (toxina botulínica) como de ácido hialurônico. Vai depender do seu organismo, o qual se adapte melhor. Às vezes a gente aplica algum, por exemplo, a toxina e vê que ela não durou tanto tempo. Quer dizer que precisamos experimentar outra marca para fazer com que dure um pouco mais de tempo. O ácido hialurônico é a mesma coisa. Há várias marcas comerciais com o mesmo produto dentro. O que vai diferenciar é a densidade. Para cada região utilizamos uma densidade diferente. Às vezes utilizamos um ácido hialurônico mais leve, outras vezes mais pesado. Isso é o que vai variar na verdade”.
Etapas da harmonização facial
“Depende do que o paciente precisa, se ele tem uma pele jovem ou uma mais madura. Se você tem uma pele jovem um botox é o suficiente. Se você tem uma pele mais madura pode ser que você precise de um botox, de um estimulador de colágeno, de fios, de sustentação, de preenchedor”.
Botox e ácido hialurônico. O que seria cada um deles?
“O botox diminui ou paralisa o movimento muscular. Ele vai diminuir esta expressão, deixar aquela ruguinha de expressão formar. O botox trabalha no movimento muscular. Já o ácido volumiza. Onde há depressão na pele, profundidade ele vai tratar essa profundiade com a acidez. Ele vai reposicionar o tecido. Por exemplo, estou com uma olheira profunda. Vamos fazer pontos de sustentação para que possa diminuí-la. Ou então, estou com flacidez no rosto? Vamos tratá-la repondo tecidos onde ocorre essa flacidez ou então marcar uma mandíbula no rosto. Tudo isso fazemos com um preenchedor”.
O procedimento feito com botox é imediato?
“Não. O botox demora de cinco a dez dias para termos o resultado final. Vamos aplicar nos primeiros dois ou três dias e o paciente quase não vai ver nada. Do terceiro ao quinto dia o paciente vai começar a sentir o efeito da toxina na musculatura”.
Dores e inchaços
“Em todo procedimento. O rosto vai ser vascularizado. Pode aparecer um ‘roxinho’ ou pode ser que o rosto fique um pouco inchado. Um controle com gelo já pode ajudar”.
Recuperação de um preenchimento
“Normalmente com o preenchedor a recuperação é de dois dias. As atividades do dia podem acontecer normalmente. A única coisa que pode acontecer é um pouco de inchaço. Não é um procedimento limitante, não é necessário fazer um repouso”.
Procedimentos que podem ser feitos na harmonização
“Preenchimento, fio de tração facial, flacidez, preenchimento de lábios, olheira, botox, emagrecimento facial, lipoaspirativo de papada, remodelação, contorno de mandíbula. Esses são os mais comuns”.
Qualquer pessoa pode fazer a harmonização?
“Sim, qualquer pessoa. Indicamos para fase de início de envelhecimento. Pacientes jovens, muito jovens devem esperar. A partir dos 17 e 18 anos pode-se pensar numa harmonização legal. Pacientes antes desta idade que tiver sofrido algum acidente ou ter achado que algo no rosto não está legal. Mas, a indicação principal é para pacientes que iniciaram um processo de envelhecimento”.
Quanto tempo leva para fazer o preenchimento?
“Se formos falar só em preenchimento, a harmonização facial não é somente ele. É uma soma de vários tratamentos. Se for falar só em preencher depende do que foi indicado. Pode levar 20 minutos como também 40 ou uma hora.
A harmonização facial é definitiva?
“Não, a harmonização facial não é definitiva se for feito com preenchedor, que é o que está mais na moda. Temos tratamentos que são mais definitivos. Uma lipoespirativa de papada tende a ser mais definitiva. Ela volta se a pessoa engordar. Remodelação já se torna mais definitivo. A manutenção do preenchedor deve ser feita uma vez por ano”.
Valores
“Vai depender do tratamento, do que ele precisa, do que ele deseja melhorar no seu rosto”.
Vantagens
“Rejuvenescimento facial é o principal deles. Encontrar sua melhor fase, tratar o que te incomoda. Te deixar feliz com a sua satisfação pessoal”.
Mensagem final
“É importante mencionar que a harmonização facial não é somente preencher e sim uma grande transformação no rosto. Virou moda agora a harmonização facial. E ela não é somente isso. A harmonização facial vem de outros tratamentos. Não precisa ser um paciente jovem como também não precisa ser um paciente muito maduro. Ela é preventiva”.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061