A excelência do ensino superior em Minas Gerais é marcada por um quarteto de instituições que figuram há pelo menos 12 anos entre as melhores do Brasil. A cada edição do Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade das formações ofertadas por universidades, faculdades e centros universitários país afora, elas estão lá, no seleto grupo a conquistar 5, a nota máxima da avaliação.
O time é formado pelas universidades federais de Minas Gerais (UFMG), com sede em Belo Horizonte; de Lavras (Ufla), no Sul de Minas; e de Viçosa (UFV), na Zona da Mata; além da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), também na capital, única representante das particulares.
Segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgados este ano, mas referentes a 2019, apenas 2,22% das 2.070 instituições analisadas alcançaram a nota máxima: 28 privadas e 18 públicas, sendo 14 federais e quatro estaduais. Dentre as particulares está a Faculdade de Odontologia de Pouso Alegre (Inapós) que aparece pela primeira vez ao lado do quarteto nota 5.