A Campanha de Vacinação contra a gripe Influenza será destinada à população dos grupos prioritários, iniciando pelos trabalhadores da saúde e idosos com mais de 80 anos. As equipes de vacinação da Prefeitura vacinarão essas pessoas em suas residências e locais de trabalho. Os grupos avançarão conforme a chegada de novas doses do Ministério da Saúde.
Já a Campanha Nacional contra o Sarampo vacinará primeiro os trabalhadores da saúde e, posteriormente, as crianças.
Confira os detalhes:
A Campanha da gripe está dividida em duas etapas e datas diferentes:
Na primeira etapa, com início em 4 de abril e término em 2 de maio, poderão ser vacinados os trabalhadores da saúde e idosos (começando pelos maiores de 80 anos).
Já a segunda etapa da Campanha acontece de 3 de maio a 3 de junho, quando serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e demais grupos prioritários – gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.
O “DIA D” da campanha será em 30 de junho.
VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO
A Campanha contra o sarampo também será realizada em duas etapas:
Na primeira etapa, de 4 a 30 de abril, os trabalhadores da saúde serão vacinados em seus locais de trabalho.
Já na segunda etapa, entre os dias 2 de maio e 3 de junho, as crianças de seis meses até quatro anos de idade serão vacinadas nos postos de saúde.
Vale lembrar que o sarampo chegou a ser considerado erradicado no Brasil, mas voltou a circular no país em 2018. A única forma de evitar o sarampo é por meio da vacinação; daí a importância da campanha.
IMPORTANTE: Para o público infantil (até 12 anos), a recomendação é que a dose da vacina contra a gripe e contra o sarampo não sejam aplicadas juntamente com a vacina contra a Covid-19 neste público. Assim, os pais podem vacinar os filhos primeiramente contra o coronavírus e, 15 dias depois, contra a gripe e o sarampo.
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061