Assunto: Ofício Geral nº 23/2023
Referência: Necessidade emergente de suspensão de atendimento do Pronto Socorro do HCI e cirurgias eletivas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE
Itajubá, 15 de março de 2023
Ilmo, Secretário Municipal de Saúde,
HOSPITAL DE CLÍNICAS DE ITAJUBÁ, mantido pela ASSOCIAÇÃO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL DE ITAJUBÁ – AISI, sociedade civil sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ/MF nº 21.040.696/0001-50, devidamente representado por seu Diretor Geral, vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria, informar o seguinte:
O presente ofício tem por objetivo trazer a conhecimento de V. Sra., em caráter de urgência, a emergente superlotação de pacientes no Hospital de Clínicas de Itajubá, que neste momento fez com que a unidade hospitalar entrasse em colapso.
Tal fato é ocasionado por fatores múltiplos, iniciando pelo período pós pandêmico que traz consigo a precocidade do efeito da imunossenescência.
Outro fator é algo notável e já de conhecimento das autoridades, consistente no aumento do número de pessoas encaminhadas ao HCI advindas de outros municípios, sendo necessário que ocorra um trabalho conjunto por parte dos secretários municipais de saúde nesse ponto.
Também cumpre destacar que o Hospital de Clínicas de Itajubá realiza a prestação de serviços de média complexidade, com compromisso, mas também que foi investido massivamente pelo Estado para o desenvolvimento da altas complexidades, o que tem se buscado continuamente pela instituição de forma a trazer uma saúde diferenciada, com robustez.
O próprio Valora Minas, em que o hospital participa, não tem se desenvolvido com a mesma efetividade, afinco e equidade no âmbito do município de Itajubá, considerando que existe outra unidade hospitalar que também está incluída nesta política de atenção hospitalar e não tem cooperado com a assistência da saúde, assim como os hospitais plataformas, frisa-se, com a mesma equidade e proporcionalidade exigíveis.
Também importante elucidar que o HCI vive uma alta rotatividade de colaboradores, decorrente ao período pós pandemia e ainda agravado pelos concursos públicos municipais que oferecem um salário maior para funções com atividades reduzidas e carga horária minorada.
Apesar de o setor de Recursos Humanos estar atuante, com todas as requisições de contratações de pessoal autorizadas pela Diretoria do HCI, não está se alcançando efetividade na contratação devido ainda ao baixo número de profissionais disponíveis no mercado.
Para elucidação, o HCI possui capacidade de realizar o redimensionamento de seus setores e leitos, para ampliar a capacidade de atendimento, mas sem efetivo e recursos humanos não se torna viável.
Em decorrência, da mesma forma em que ocorre um aumento do número de pacientes que adentram no HCI, também ocorre dificuldades de fluxos internos, devido aos fatores alegados, o que já está colocando os próprios pacientes em total risco.
Diante de todo o alegado, em caráter de urgência, comunicamos a tomada da medida de suspensão de cirurgias eletivas bem como de suspensão dos atendimentos do Pronto Socorro, considerando que nesse momento o sistema está em flagrante colapso, não podendo a instituição ser penalizada devido à fatores externos à sua vontade e condições de assunção/execução.
A medida se fará necessária para evitar que casos menos graves prejudiquem os atendimentos mais complexos.
Assim, servindo o presente como comunicação prévia, em caráter de urgência, acerca da aplicação imediata dessa medida excepcional de atendimento diferenciado, antecipamos nossos protestos de estima e consideração.
Cordialmente,
Dr. Rodolfo Souza Cardoso
Diretor Geral do HCI
Dr. Kleber Lincoln Gomes
Presidente da AISI
Jornal Itajubá Notícias R. Dr. Américo de Oliveira, 241 | Centro | Itajubá - MG | CEP 37500-061